segunda-feira, 30 de abril de 2012

RESUMO de minha MONOGRAFIA

O TRABALHO PEDAGÓGICO JUNTO A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: o processo educativo na classe regular de ensino

Monografia apresentada à Escola de Educação da Universidade do Grande Rio como requisito parcial à obtenção da certificação de Licenciatura em Pedagogia

BANCA EXAMINADORA:
Orientadora: Profª. Me .Dalva Stella Pinheiro da Costa
Profª Dra. Haydéa M. M. de S. Reis Universidade do Grande Rio

RESUMO

Este trabalho apresenta uma discussão sobre como se dá o ensino da criança com Síndrome de Down em classe regular. A atual política de inclusão foi construída a partir de uma longa trajetória histórica na qual a segregação sempre foi à marca social para a relação com as pessoas com necessidades educacionais especiais. É necessário falar da educação inclusiva, seu significado, a importância do contexto social e educacional e o desenvolvimento em todos os aspectos da criança, sendo esses os fatores primordiais da pesquisa. Os estudos bibliográficos permitiram uma abordagem mais abrangente nas questões que norteiam o processo de aprendizagem do aluno com Síndrome de Down, fazendo-nos conhecer o caminho percorrido por esses que lutam por um espaço na sociedade. O campo empírico selecionado foi uma instituição da rede privada que atende uma clientela que está enquadrada nos critérios necessários a nossa investigação na prática, permitindo uma análise que pudesse confrontar o que os teóricos afirmam sobre o trabalho pedagógico. Nosso objetivo de conhecer a relação pedagógica estabelecida num processo de inclusão enfocou os docentes e os alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental como sujeitos prioritários do nosso estudo. Concluímos, entre outros aspectos, que o processo de inclusão está diretamente ligado à organização do trabalho pedagógico da escola, porque a inclusão não se restringe ao ato de matricular o aluno em classe regular, mas numa série de procedimentos integradores, no qual a concepção de educação da instituição escolar tem papel preponderante.

Palavras-chaves: 1. Educação especial; 2. Educação Inclusiva; 3. Síndrome de Down

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